Mash Up de She’s Leaving Home + What’s Going On

Muito pode ser dito sobre James Jamerson, o lendário baixista da gravadora Motown,
mas nada se compara como ver e ouvir o Funk Brother em ação. Boa parte do acervo da gravadora nos anos sessenta conta com o groove irretocável de Jamerson. Smokey Robinson, Supremes, Marvin Gaye, Stevie Wonder, Jackson 5, entre dezenas de artistas.
Ouvido absoluto, virtuoso no instrumento, tocava somente com o dedo indicador e usava cordas velhas pra tirar aquele timbre grave.
9 entre 10 baixistas ingleses eram fã dele na década de sessenta.
McCartney, Entwistle, John Paul Jones…mas ninguém sabia seu nome, já que os músicos acompanhantes não eram creditados. Seu nome só veio à tona no início da década de setenta em álbums como o antológico “What’s Going On” de Marvin Gaye.
Na década de 90 foi lançado o livro Standing in the Shadows of Motown, sobre Jamerson, com o prefácio escrito por Paul Mccartney, destrinchando a obra e o approach do mestre, e anos depois dando nome a um documentário de mesmo título sobre a história da gravadora Motown.

Faz alguns anos, muitos arquivos de gravações famosas vazaram na web. Nessa época consegui cópias de multi-tracks dos Beatles, Doobie Brothers, Queen e Marvin Gaye. Depois de algumas semanas apreciando esse material fantástico, me dei conta das semelhanças nas harmonias de She’s Leaving Home (1967), valsa de Paul McCartney do álbum Sgt. Pepper’s, e What’s Going On (1971), do homônimo álbum de Marvin Gaye, ambas em Mi maior. Meu instinto musical começou a apitar e me questionar o quanto eu poderia mesclar as canções. Quando vi que daria certo, me atirei de cabeça por mais de semana para recortar e esticar os áudios de uma forma que fizessem sentido e mantivessem a beleza das obras originais. Há quem pense que cometi um despropósito ou desrespeito, mas a grande maioria dos comentários é positiva.

Aqui, um post no site da Fender sobre James Jamerson, e aqui, um discípulo que entendeu tudo, e posta vídeos fantásticos no youtube.

Esta entrada foi publicada em Novidades. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *